quinta-feira, 19 de abril de 2012

Lazer e Turismo passam a ter atenção dedicada pela Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão


Ricardo Shimosakai foi nomeado para trabalhar na Secretaria de Acessibilidade e Inclusão da Prefeitura de São Paulo, também chamada de SMPED (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), para dar uma atenção mais dedicada ao Lazer e Turismo. A convite do então secretário Marcos Belizário, o Turismólogo pretende fazer um planejamento turístico para a cidade, de forma organizada, acessível e inclusiva.

A princípio há pouco tempo para colocar suas idéias em prática, pois após a cidade eleger um novo Prefeito, tudo pode mudar, a não ser que a SMPED seja mantida, assim como sua equipe de profissionais.

A Secretaria tem como missão promover a transformação social necessária à inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Assim, atua como uma ferramenta facilitadora para que o poder público e os vários setores da sociedade desenvolvam projetos que propiciem a interação da diversidade humana.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência – seja ela física, mental, auditiva, visual, múltipla, surdocegueira - ou com mobilidade reduzida, a SMPED atua como articuladora de ações governamentais, intersecretariais e intersetoriais que atendam às necessidades desse segmento da população.

Esse modo de trabalho intersetorial é muito importante, uma vez que o tema deficiência não se concentra em um só setor. Como ele está em todas as áreas, é preciso quebrar as barreiras arquitetônicas, atitudinais e sistêmicas, mas, mais do que isso, é imprescindível mudar o comportamento das pessoas.

Vários projetos e realizações já foram feitas por essa secretaria, em importantes segmentos da sociedade. Para obter mais informações, acesse a página oficial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida,

Nenhum comentário: