24/01 às 10h04 - Atualizada em 24/01 às 10h09
Nesta quarta-feira (25), às 9h30, a Prefeitura do Rio, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) lançam o Time Rio Paralímpico, no parque aquático Maria Lenk. O evento terá a presença do prefeito Eduardo Paes e da secretária municipal da pessoa com deficiência, Georgette Vidor.
A iniciativa dará condições de treinamento de alto nível e infraestrutura a um grupo de 15 atletas paralímpicos do Rio, sendo nove já campeões internacionais.
Segundo Georgette Vidor, essa é uma grande conquista para o esporte paralímpico do Rio. “Sou uma defensora do esporte e o que nós queremos é desenvolver as modalidades paraolímpicas na cidade. Esse projeto vai dar o apoio financeiro e estrutural para que esses atletas façam um trabalho ainda melhor”, afirmou ela.
O Time Rio Paralímpico é composto por atletas com deficiência visual e motora, que competem nas modalidades de atletismo, natação e judô. Eles terão incentivos como: bolsa em dinheiro para atletas, atletas-guia e treinadores, equipe multidisciplinar de atendimento (fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos) e aquisição de material esportivo e suplementos necessários para o desenvolvimento dos atletas. Além disso, eles passarão a utilizar as instalações da Prefeitura para treinamentos diários.
A mudança no termo
O Brasil passou a adotar formalmente o termo "paralímpico" no lugar de "paraolímpico" no fim do ano passado, após uma orientação do Comitê Paralímpico Internacional. O motivo da troca foi uma adequação às demais nações que já utilizam o termo.
Fonte: Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário