quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Instituições de Juiz de Fora adotam língua de sinais

Em MG, 23 agências dos Correios em 19 cidades já trabalham com atendentes treinados em Libras. O projeto está em fase piloto e deve ser estendido para outras agências.

Publicada em 13 de janeiro de 2011 - 09:00


Cada vez mais estabelecimentos investem na humanização do atendimento. Em Juiz de Fora (MG), funcionários são treinados para atender pessoas com deficiência auditiva. Um incentivo à comunicação que muda a vida de quem é atendido, mas principalmente, daqueles que aprenderam a Língua Brasileira dos Sinais (Libras).

Entre as principais dificuldades enfrentadas pela estudante Jaqueline Teixeira estão ser bem atendida no comércio e nas repartições públicas. Jaqueline tem deficiência auditiva e desde pequena aprendeu a Libras. Essa é a principal forma de comunicação da estudante, mas o problema é que pouca gente domina esse tipo de linguagem. Jaqueline conta que tem dificuldade em leitura labial e quando está sozinha o atendimento é bastante difícil.

Pelo menos nos Correios Jaqueline já não tem tantos problemas. Na agência central de Juiz de Fora, alguns funcionários já estão treinados para atender esse tipo de público.

Em todo o estado, 23 agências dos Correios em 19 cidades já estão trabalhando com atendentes treinados em Libras. O projeto está em fase piloto e deve ser estendido, a médio prazo, para a maioria das agências mineiras.

Em Juiz de Fora, muitos lugares que trabalham com atendimento ao público começam a buscar um treinamento especializado para lidar com esse tipo de deficiência. Na Santa Casa de Misericórdia, o trabalho também está na fase inicial. No hospital, 20 funcionários foram treinados e já conseguem se comunicar bem em Libras.

E para muitos desse profissionais, o trabalho de inclusão social ajudou a mudar a visão não só sobre os deficientes auditivos. Eles aprendem a lidar com a diferença.

Os interessados em aprender a língua de sinais já podem se inscrever para o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em Barbacena a duração é de cinco meses, com carga horária de 60 horas, com aulas a partir de fevereiro de 2011. Haverá turmas às segundas, quartas e sextas-feiras e sábados, de 8h30 às 11h30, 14h30 às 17h30, 18h às 21h ou 19h às 22h.

As inscrições são feitas até dia 29 de janeiro no Centro de Educação Especializada Maria do Rosário, que fica na Rua José Albino Pereira s/nº, bairro Santo Antônio. É preciso apresentar cópia da identidade e do CPF, além de comprovante de residência. Vagas limitadas. Outras informações pelo telefone (32) 3332-3190.

Fonte: Vida Mais Livre

Nenhum comentário: