segunda-feira, 30 de março de 2009

FCD DE SÃO PAULO

É necessário, antes de adentrarmos na organização da FCD no Estado de São Paulo, falar um pouco da sua fundadora.

Maria de Lourdes Guarda foi, para todos(as) que a conheceram um testemunho viro da inesgotável fonte da vida que se situa para além de tudo quanto nossos sentidos podem. perceber. A fonte misteriosa da vi­da que anima todo o universo encontrou em Lourdes um canal perfeito de irradiação. Ao redor dela se reuniram pessoas das mais variadas condições, que, atraídas por sua serenidade e compreensão4 formaram com ela uma corrente propulsora de vida para todos e todas.
Pouca gente sabia que Lourdes sonhava em seguir os passos de sua irmã Leonor, que entrara para a vida religiosa na Congregação das Filhas de São José sob o nome novo de Irmã Conceição. Mas Lourdes precisava, primeiro, tratar de um problema na coluna, O exame médico detectou uma lesão na coluna vertebral que lhe causava muita dor. Os médicos consultados encaminharam-na ao Hospital Matarazzo. Foi operada, com relativo sucesso, em 12 de Agosto de 1947. Mas as dores não passaram, e ela precisou se submeter a uma segunda cirurgia que a paralisou da cintura para baixo. No decorrer de cinco anos sofreu seis operações. Tentativas frustradas de fazer Lourdes voltar a andar. A última operação eliminou de vez qualquer esperança. O pé di­reito estava gangrenado e a perna foi amputada do joelho para baixo. No dia 09 de Agosto de 1972, o quarto de Maria de Lourdes, no Hospi­tal Matarazzo, estava em festa, Ela celebrava com os amigos(as) 25 anos de paralisia que a mantinha deitada numa cama, Ao celebrar, agradecida, 25 anos de rida no hospital, deitada numa forma de gesso, sem. ao menos poder se sentar, Maria de Lourdes, sem saber, estava encerrando uma fase de sua vida para começar outra.
Em 1975 Lourdes recebeu um convite para participar de um encontro de deficientes no Colégio São Luís. Não ficou interessada. “Encontro de deficientes?! De deficiente chega eu!” Mas o Colégio enviou uma ambulância para busca-la. E ela foi. Encontrou diversos grupos e o Jesuíta promotor do Movimento Esperança crista, no Chile, padre Aldo Giacchi, também deficiente, em cadeira de rodas. Passaram um dia muito animado, com missa, celebrações, jogos, etc.

No fim do dia, padre Giacchi, convida Lourdes para ser Coordenadora do Movimento no Brasil! Durante um ano coordenou o Movimento em São Paulo, Visitou os hospitais de retaguarda do INPS, encontrou pessoas. Mas a espiritualidade proposta não a convencia. Valorizava multo a “deficiência, dando a impressão de que, quanto mais deficiente, mais fácil seria entrar no céu,..

Lourdes gravou uma fita e mandou-a para o padre Ciacchi, no Chile. Dizia o que pensava: devi-se valorizar a pessoa com a deficiência, e não a deficiência da pessoa... E ele respondeu com a Indicação de outro movimento, também iniciado na França, que estava começando no Rio Grande do Sul. Parecia mais de acordo comi a maneira de Lourdes pensar. Assim Lourdes conheceu a Fraternidade Crista de Doentes e Deficientes. Em 1976 Lourdes teve o primeiro contato com Janete Veiga da FCD do Rio Grande do Sul, em 1977 conhece padre Geraldo.Neste mesmo ano Frei Nélson e Itamar vem para São Paulo impulsionar a Fraternidade.

Em 07 de Dezembro de 1977, houve o primeiro encontro de deficientes organizado no espírito da FCD. Lourdes, após contato com um juiz Cor­regedor consegue a liberação de dez. presos com deficiência para participar deste encontro. Desta forma foi fundada a Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes na data de 07 de Dezembro de 1977.São muitas as hist6rias do trabalho de Lourdes com os presos com deficiência.

Começaram, então, as andanças de Marta de Lourdes Guarda e padre Geraldo difundindo e organizando a Fraternidade em São Paulo. Aos pou­cos foram surgindo grupos no Jaçanã, na Vila Carrão, no Centro,.. As andanças de Lourdes, com a equipe de coordenação da Fraternidade, não se limitaram ao perímetro da cidade de São Paulo, Em pouco tempo foram formados grupos da Fraternidade em Campinas, Limeira, Americana, Sana Bárbara D’Oeste, Ourinhos, Andradina, Valinhos. Marilia, Jundiaí, Ubatuba, Ubatuba, Lina,...

A FCD-Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes do Estado de São Paulo, Movimento Popular, leigo e ecumênico de doentes e deficientes sente-se chamado a servir ao Reino de Deus aqui na terra, identificado com a missão evangelizadora que Cristo anunciou: “0 Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a boa noticia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos, e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (1c 4,18-19). A partir desta perspectiva evangelizadora, a FCD/SÃO PAULO se solidariza com todos (as), marginalizados (as) e excluídos (as),e quer ajudar a construir a Nova Sociedade.

Fonte: FCD de São Paulo

Nenhum comentário: