Voltando de um belo passeio, com a ideia de facilitar a vida ao chegar em casa, lá fomos nós procurar uma loja do McDonald´s que nos oferecesse, ao mesmo tempo, o já esperado almoço gostoso e um lugarzinho interessante para saboreá-lo. Dirigimo-nos, então, à loja da Av. Bernardino de Campos, que, além do que já mencionamos, fica perto de casa. Melhor que isso, só dois disso (foi o que pensamos).
Chegando à loja e já nos deparamos com os totens antes mesmo de encontrarmos algum funcionário "humano". Bora lá tentar lidar com as maquininhas.
Só que, para quem tem deficiência visual, a acessibilidade desses totens é nula. Além de não vermos com clareza o que está na tela, não nos acertamos com a maquininha para fazer os pedidos.
Sorte nossa encontrarmos uma atendente super atenciosa, que se dispôs a nos ajudar na bendita maquininha e, além de tudo, ela mesma trouxe os pedidos à mesa. Beleza!
Lá pelas tantas, o banheiro nos chamou. Mas.... Só havia banheiro na parte superior do estabelecimento.
E, mesmo nos banheiros acessíveis, não havia a exclusividade para PCDs. Todos tinham fraldários, o que tornava a "concorrência" com os bebês, até certo ponto, desleal, dada a imensa quantidade de crianças e bebês, comparada com a de pessoas com deficiência. O correto seria a presença de banheiros acessíveis a bebês na mesma quantidade de PCDs, só que separadamente, a fim de evitar que uma categoria atrapalhasse a outra.
O elevador, além de não ter o recurso de orientação por voz, tem a botoeira fora do padrão, o que dificulta a identificação das teclas por quem tem deficiência visual. Seria interessante que esses elevadores de estabelecimentos comerciais seguissem, todos, o mesmo padrão de identificação dos andares nos elevadores, facilitando o acesso para quem tem baixa ou nenhuma visão.
Chegando ao andar superior, verificamos a presença de mesas de todos os tipos. Inclusive, uma mesa enorme, própria para a realização de reuniões ou confraternizações. Maravilha. Só que não há atendentes no andar. Para quem tem algum tipo de dificuldade de locomoção, é terrível ter que ficar subindo e descendo escadas ou elevadores para fazer pedidos apenas na parte inferior da loja.
Em outros estabelecimentos, já verificamos esse problema da falta de atendimento em algumas áreas. Seria interessante alguma legislação tornando obrigatória a presença de todos os setores de bares, lanchonetes e afins, facilitando a vida das pessoas com deficiência que os frequentam. Fica a sugestão a quem tiver "cacife" para propor ou encaminhar essa proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário