terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Homem com câncer corre quase 80 km e completa desafio na Disney



Para completar o "Dopey Challenge", é necessário participar (e finalizar) as corridas de 5 quilômetros, 10 quilômetros, meia-maratona e maratona

Por Tatiane Rosset
22 jan 2019, 18h09
Publicado em 22 jan 2019, 18h07

(Reprodução/YouTube/Veja SP)
Você já pensou em participar das corridas temáticas do Walt Disney World Resort? Se a resposta é sim, então provavelmente conhece o Desafio do Dunga (“Dopey Challenge”, em inglês). Para completá-lo, é necessário participar (e finalizar) as corridas de 5 quilômetros, 10 quilômetros, meia-maratona e maratona — ou seja, é preciso correr quase 80 quilômetros num único fim de semana. É o que Ron Wertley, um paciente lutando contra o câncer, conquistou recentemente.


O homem, natural de Tampa, na Flórida, e fazendo sessões de quimioterapia, sofre com leucemia linfoide aguda, uma doença que afeta não só o sangue, como também a medula óssea. Médicos disseram que Ron tinha 40% de chances de sobreviver após completar o Desafio do Dunga. Determinado, ele decidiu continuar treinando enquanto ainda passava por sessões de quimioterapia.

Ron correu suas primeiras maratonas do Walt Disney World Resort em 2010, quando sua mãe foi diagnosticada com um linfoma — o homem não sabia que, oito anos depois, estaria lutando contra uma doença parecida. Ele faz parte da equipe “The Leukemia & Lymphoma Society’s Team In Training” desde 2014, e já arrecadou mais de 22 000 dólares para ajudar em pesquisas sobre a enfermidade, além de apoio e educação para pacientes. Este já o sexto desafio completado pelo fã da Disney.

Após um ano de quimioterapia agressiva, o câncer de Ron Wertley entrou em remissão — mas a doença retornou em dezembro de 2018. O homem retornou ao hospital por 30 dias para novas sessões agressivas do tratamento, lutando novamente contra a leucemia. Mesmo assim, ele não desistiu de sua rotina de treinos para completar as maratonas. “Eu vou estar de volta no ano que vem!”, garantiu.

Assista!






Nenhum comentário: