quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Estudante da Rede Municipal com autismo lança livro “Sozinho”

Pedro Henrique Felipe Santana, 16 anos, é estudante da Escola Municipal Professor Celestino Pimentel, na Zona Oeste de Natal
Janeiro 29, 2019 às 11:21 - Por: Redação OP9

Pedro Henrique Felipe Santana, 16 anos, é estudante do 9º ano da Escola Municipal Professor Celestino Pimentel, na Zona Oeste de Natal. Ele possui Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e escreveu um livro intitulado “Sozinho”. A obra que relata uma aventura onde ele é o personagem principal e fica preso no mundo do vídeo game foi lançada durante uma tarde de autógrafos no dia 17 deste mês, na escola em que ele estuda. Em 16 capítulos, Pedro fala sobre sua aventura, mas também relembra das dificuldades e momentos difíceis que passou. “Sozinho é uma metáfora. Você começa assim, mas nunca está sozinho, pois sempre existe alguém te ajudando, incentivando, motivando a continuar seguindo em frente”, disse ele. O estudante gosta de ler, escrever e desenhar, e já produziu mais de 30 livros. A sua inspiração vem de dentro de casa. A mãe de Pedro, Jailma Felipe, é pedagoga e incentivou filho para que ele escrevesse os livros. “Eu me inspirei no famoso Stan Lee, que criou o Homem Aranha e o Homem de Ferro, para fazer os quadrinhos. Mas quem me dá apoio de verdade é a minha mãe, que sempre me incentivou a continuar escrevendo tudo”. O adolescente contou com a ajuda da professora Keila Monique Marques Costa, para a execução deste projeto, mas ela comentou que quase todo o trabalho foi dele. “Ele já tinha toda a ideia do livro – os diálogos, os personagens, a história –, então eu só precisei fazer a edição, mesmo. Até o desenho da capa foi ele que fez, nós só precisamos levar para o designer fazer a versão gráfica”.

Nenhum comentário: