terça-feira, 2 de outubro de 2018

Prêmio Brasil Sul De Moda Inclusiva


Neste mundo da moda inclusiva, meio que todo mundo se conhece. Realmente eu posso contar nos dedos quantos estilistas ou pessoas que trabalham com isso tem no Brasil, pelo menos os que estão se destacando de alguma forma. Alguns continuam sendo apenas amigos virtuais e outros eu já tive o prazer de conhecer. Um deles é o Cláudio Rio, idealizador do Prêmio Brasil Sul de Moda inclusiva, o concurso de Florianópolis-SC que está em sua 6º edição.

Pra quem não me conhece, sou Vitória Cuervo e trabalho com moda inclusiva desde 2009. Mais sobre meu trabalho aqui e aqui. Em 2016 eu fui jurada da 4º edição ao lado da atleta Daiane dos Santos, a designer Luisa Helena e do Laércio Ventura que trabalha com inclusão social. E eu me surpreendi positivamente com a quantidade de gente boa que estava concorrendo. O vencedor foi o Eli Golande, também gaúcho e apresentou um trabalho bem legal.

No mês de junho deste ano fui a convite de Cláudio para o lançamento do livro em braille “Um olhar diferente sobre a Moda” que teve a minha participação junto com outros vários profissionais da área, como por exemplo, a estilista carioca Silvana Louro que amei conhecer e que também foi convidada junto comigo e com a Daniela Auler que infelizmente não pode estar presente. Alás, a Dani é a responsável pelo Concurso Moda Inclusiva realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de SP que está em sua 10º edição (outro dia eu falo sobre isso). A estampa da capa é da Júlia Santos, vencedora da última edição do concurso.

Coisa boa conhecer tanta gente legal e que ainda por cima tem o mesmo propósito que tu. Aliás, recentemente eu, a Silvana, a Patrícia Sant’Anna e a Dariene Rodrigues demos uma entrevista bem bacana pro blog Vencer Limites do Estadão que pode ser vista nesse link.

Nesse evento em Floripa participamos de uma roda de conversa com algumas professoras do SENAC SC e foi muito bom compartilhar nossas histórias e trocar muitas idéias sobre o assunto moda e inclusão. É bem importante tu saber o que está de fato acontecendo no mercado e saber a visão de outras pessoas que também estão na mesma batalha que tu. E no final da conversa, vários alunos do curso de moda vieram falar conosco e demonstraram muito interesse nesse mercado de inúmeras possibilidades e que é super necessário.

Inclusive, quem tiver afim de trabalhar com isso, ou apenas matar a curiosidade de conhecer algo novo e quem sabe até curta a idéia, ainda dá tempo de se inscrever no concurso. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de setembro, ou seja, tem que correr!!! Mas sério, olha que oportunidade legal essa, vai que alguém descubra que é com isso mesmo que gostaria de trabalhar! Fora que é uma experiencia única, super válida e linda de viver.


Descrição da foto #pracegover: a capa do livro aberta. Na capa escrito o título do livro em vermelho, a estampa tropical com flores e um papagaio e ao fundo o mar.  Na contracapa está o estilista Ronaldo Fraga e um depoimento dele. Aparece também em ambas partes, a foto dos participantes do livro. Há algumas informações em braille na capa.

Não posso esquecer de agradecer O Vitor e o Renato da Estética Mara que me arrumaram para o evento antes de eu embarcar. E o Majestic Palace Hotel maravilhoso que me hospedou e que fez eu me sentir uma hóspede super VIP com os serviços e qualidade de primeira.

Quem quiser se inscrever entre em contato pelo email scmodainclusiva@gmail.com para solicitar a ficha de inscrição e boa sorte ♡

Obs. O concurso está aberto apenas para todo o Sul, SP, RJ e GO. Há planos para as próximas edições abrir para todo mundo.


Veja mais fotos no Ou Tudo Ou Moda.

Nenhum comentário: