terça-feira, 29 de setembro de 2015

CIF: uma mudança de conceito sobre as deficiências

Diferente da CID (Classificação Internacional de Doença), a CIF leva em consideração não só a funcionalidade da pessoa, mas o c...ontexto ao qual ela está inserida. Ou seja, a deficiência deixa de ser um atributo da pessoa e passa a ser o resultado da falta de acessibilidade que a sociedade e o Estado oferecem. Essa mudança de olhar é muito importante pois faz toda a diferença, inclusive na aplicabilidade da Lei de Cotas.

Trabalhamos muito para que a CIF fosse incorporada à Lei Brasileira de Inclusão, projeto que relatei na Câmara e que entra em vigor em janeiro de 2016. Agora, temos à frente o desafio de colocar essa ferramenta na prática.


Descrição da imagem para cego ver: Arte em formato quadrado. Ao fundo na imagem foto de um auditório repleto de pessoas sentadas. Sobre a foto os dizeres em branco: Audiência Pública sobre a CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade. Abaixo dentro de círculos os ícones da deficiência física, do idoso da deficiência visual, auditiva e intelectual.
Local Anexo II Plenário 7 Data e Horário 30/9 14h30

Nenhum comentário: