quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Comissão de Educação Aprova Cotas Universitárias para Pessoas com Deficiência



Foi aprovado na Comissão de Educação, o PLS 46/2015, do senador Cássio Cunha Lima, que insere as pessoas com deficiência na cota de vagas para as universidades e escolas técnicas federais. Eles passarão a disputar dentro da mesma parcela de 50% de vagas, já reservadas para estudantes negros, pardos e indígenas. Essa mudança, não aumentará a concorrência para quem não disputa pelo sistema de cotas.
Esse mesmo texto havia sido aprovado na Lei Brasileira de Inclusão, mas foi vetado por insensibilidade da presidente da República.
Como sempre denunciamos aqui, as pessoas com deficiência ainda precisam lutar muito mais do que o não-deficiente para ter acesso à educação de qualidade. Além das escolas públicas ainda não estarem totalmente preparadas, ainda é preciso enfrentar a recusa de instituições de ensino particulares. Nada mais justo que, atingindo a nota mínima no vestibular, sejam inseridos nas universidades a partir da reserva de vagas já prevista em lei.

Descrição da Imagem #PraCegoVer: foto de Romário. Ele está sentando sobre uma mesa, vestindo terno e falando ao microfone. Sobre a imagem está escrito "Comissão de Educação estende cotas universitárias a pessoas com deficiência".





Nenhum comentário: