sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Blitab: conheça o que pode ser o primeiro tablet para cegos


Uma startup australiana chamada “Blitab Technology” mostrou em uma conferência em Paris o que pode ser o primeiro tablet para cegos. O dispositivo conta com uma tela que consegue transformar sua superfície, gerando bolhas em áreas delimitadas. Com isso, seria possível gerar texto em braile e trazer pessoas com deficiência visual para a era digital.

O tablet chamado “Blitab” ainda está em fase de protótipo, mas já pôde ser demonstrado para os visitantes da feira. “O que estamos fazendo é criar uma tecnologia completamente nova que consegue mostrar braile de uma forma completamente nova e inovadora sem nenhuma parte mecânica”, disse Slavi Slavev, chefe de tecnologia da startup, ao IBTimes UK.

Poucos detalhes técnicos do aparelho foram especificados, mas os desenvolvedores destacam que ele será bem mais barato que equipamentos mecânicos produzidos atualmente, que inclusive só podem mostrar uma linha em braile por vez.


A conversão de texto comum em braile vai acontecer instantaneamente, e o tablet poderá ler conteúdos a partir de pendrives e tags NFC. Haverá ainda alguma forma de navegação na web, mas não há informações concretas sobre como isso deve funcionar exatamente.
Como o Blitab ainda está em fase de protótipo, ele vai demorar a chegar ao mercado comercialmente. A expectativa da startup é colocar a primeira geração do produto nas prateleiras em setembro de 2016.

FONTE(S)IBTimes - Anthony Cuthbertson via TecMundo
IMAGENSIBTimes

Nenhum comentário: