segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Aplicativo facilita a vida de consumidores com deficiência auditiva

Quem nunca teve que passar pela experiência de ficar vários minutos no telefone esperando para ser atendido e muitas vezes nem isso conseguir?

O WhatSAC, é uma ferramenta de atendimento pessoal via app gratuito e muito simples de usar. O usuário não precisa parar suas atividades para resolver um problema ou tirar uma dúvida no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), já que o acesso móvel permite essa liberdade.

Diferente de adicionar os números da agenda à lista de contatos, o app exibe quais empresas estão presentes. O usuário então troca mensagens com o atendente como faria no WhatsApp.

Diferentemente dos call centers, onde cada funcionário atende um cliente por vez, no WhatSAC, são até dez resoluções de problema simultaneamente. Para que os atendentes não deixem os clientes esperando, o aplicativo sinaliza se as mensagens foram lidas. Dessa forma, o cliente não precisa ficar aguardando no telefone para ser atendido, como acontece habitualmente com os serviços de SAC tradicionais.

Os surdos também se beneficiam muito com a ferramenta. Hoje, a única forma de um consumidor com deficiência auditiva ser atendido pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor, sem auxílio de alguém, é utilizando os já ultrapassados TDD ou TPS – aparelho semelhante a uma máquina de datilografia em que o usuário precisa escrever nas teclas do aparelho a mensagem ao emissor, que também precisa ter o mesmo aparelho.

A maioria das pessoas com deficiência auditiva utiliza as mensagens de celular e aplicativos similares para comunicarem entre si, por isso a chegada do WhatSAC é tão importante. Não por acaso, no ano passado, o app ganhou o Prêmio WSA de 2014 do Governo do Estado de São Paulo – Acessibilidade, na Categoria “Mobile Ecommerce & Business”.

A tecnologia é uma forma de desenho universal porque facilita não só a vida de quem tem uma deficiência auditiva, mas de qualquer outro usuário.

O canal é disponibilizado pelas empresas cadastradas e seus clientes podem enviar dúvidas, problemas, informações, etc. E as empresas podem responder essas demandas utilizando também imagens, vídeos, links, arquivos e geolocalização.

O app WhatSAC é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Nenhum comentário: