sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Lentes de contato com células-tronco poderão ajudar a recuperar a visão

Uma espécie de "lente de contacto" que contém células-tronco poderá reparar, ou proteger, a visão de uma forma natural.

Um grupo de cientistas desenvolveu um implante biodegradável, que depois de colocado no olho, faz com que as células-tronco se multipliquem e façam o organismo se tratar sozinho.

As células-tronco são as responsáveis pelo crescimento dos tecidos porque são capazes de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo.
 Isso permite ao organismo tratar sozinho dos danos da córnea.
Os especialistas da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, que criaram o implante biodegradável, acreditam que ele poderá ajudar milhões de pessoas por todo o mundo a recuperar a visão.

A tecnologia foi desenvolvida para tratar os danos da córnea, a camada transparente que fica "à frente" do olho, que são uma das principais causas de cegueira.

Os cientistas criaram também, além do implante, um método inovador para produzir a lente, uma membrana muito fina e delicada, que ajuda as células-tronco a fixarem-se no olho.

É um pequeno disco biodegradável com espécies de "bolsos", que abrigam as células-tronco, para garantir que elas permanecem no local,  agrupadas como pretendido.

"O material que se encontra no centro do disco é mais fino do que esses bolsos, portanto biodegrada-se mais rapidamente, o que permite que as células-tronco se espalhem pela superfície do olho e reparem a córnea", explica Íllida Ortega Asencio, da Faculdade de Engenharia da Universidade de Sheffield.

Os testes já realizados em laboratório mostram que as membranas criadas são capazes de auxiliar o crescimento celular.

Os ensaios clínicos deverão começar brevemente na Índia, graças a uma parceria com o LV Prasad Eye Institute em Hyderabad.

Nenhum comentário: