quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Senado aprova cota para pessoas com deficiência em programas de qualificação profissional


Empresas obrigadas a preencher quotas de contratação previstos em lei não encontram no mercado pessoas com deficiência aptas a ocupar as vagas oferecidas.
 
Publicada em 13 de setembro de 2012 - 11:15
 
A pessoa com deficiência deve ter direito a 10% das vagas em programas e ações de qualificação profissional financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O projeto de lei que prevê o benefício foi aprovado nesta quarta-feira (12/09) pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e segue para votação na Câmara.

Autora do projeto de lei, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) justificou que as empresas obrigadas a preencher quotas de contratação previstos em lei não encontram no mercado pessoas com deficiência aptas a ocupar as vagas oferecidas.

O relator Paulo Paim (PT-RS) destacou a dificuldade que as pessoas com deficiência enfrentam no processo de escolarização e no acesso ao trabalho. Segundo ele, os problemas abrangem desde a inadequação arquitetônica dos estabelecimentos de ensino até o ''despreparo de muitos profissionais de educação para acolher pessoas com necessidades especiais''.

Fonte: Agência Brasil Brasília (Marcos Chagas) via VidaMaisLivre

Nenhum comentário: