segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Jill Kinmont Boothe, esquiadora que inspirou o filme “Uma janela para o céu”, morre aos 75 anos

Jill Kinmont Boothe, um coredora campeã de esqui cuja luta para se recuperar de uma queda paralisante sobre uma rampa de gelo tornou-se o assunto do popular filme de 1975 "Uma janela para o céu" (Título original: “The other side of the mountain”), morreu em Carson City, Nevada Ela tinha 75 anos.

Sua morte, em Carson Tahoe Regional Medical Center, foi confirmada por um médico legista da cidade de Carson, Ruth Rhines, que disse que ainda nenhuma causa tinha sido determinada.

A capa do dia 31 de janeiro de 1955, na revista Sports Illustrated incluiu uma foto de Jill Kinmont, como era então conhecida, carregando seus esquis sobre um ombro em um cenário de montanhas nevadas. Ganhou o campeonato nacional de slalom para mulheres e foi considerada uma aposta certa para representar os Estados Unidos no Jogos Olímpicos de Inverno em Cortina d'Ampezzo, Itália em 1956. Mas dias depois que a notícia apareceu na mídia, ela escorregou e colidiu com o gelo em alta velocidade durante uma corrida de slalom em Alta, Utah, danificando seriamente sua medula espinhal. O acidente deixou-a em grande parte paralisada do pescoço para baixo.


 
"O Outro Lado da Montanha", uma conta levemente ficcionada e altamente sentimental de seu acidente, reabilitação triunfal e da descoberta de uma nova vida como professor, atuou Marilyn Hassett no papel principal e Beau Bridges como o seu bonito, daredevil noivo, que é morto em um acidente de avião. Ms. desempenho Hassett de lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz em um drama e um Globo de Ouro por "Melhor estréia como atriz em um filme, do sexo feminino."

"Uma janela para o céu", chamou a atenção para a situação de paraplégicos e tetraplégicos, e por um tempo Boothe - ela se casou com John G. Boothe, que conviveu com ela até seu falecimento em 1976 - era convidada frequente em programas de entrevistas na televisão.

A sequência, "O Outro Lado da Montanha, Parte II", que contou sobre o namoro e casamento, apareceu em 1978. (Timothy Bottoms representou John Boothe).

Nascido em Los Angeles em 16 de fevereiro de 1936, Jill Kinmont se mudou com sua família para a região de Serra Leste da Califórnia, onde começou a esquiar aos 12 anos.

Após o acidente, ela participou U.C.L.A. e da Universidade de Washington, e ensinada em escolas perto de Seattle e, em Beverly Hills, antes de retornar para Serra Leste e continuar sua carreira de professora em 1975. A escola pública em Bishop foi nomeada em sua honra.

Nenhum comentário: