quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Chega de picadas para medir nível de glicose: criado o biochip para diabéticos!




Picar o dedo diariamente para medir níveis de diabetes pode estar com os dias contados.

Um grupo de cientistas alemães do Instituto Fraunhofer desenvolveu um biossensor que poderá medir a glicose através do suor ou das lágrimas.

O biossensor contém um pequeno "chip" que combina medição e análise digital e pode ser ligado a um dispositivo móvel.

O novo biossensor, incorporado no organismo do paciente, faz as medições necessárias graças a uma reação eletroquímica ativada com o auxílio de uma enzima.

Isso permite o cálculo exato e contínuo dos níveis de glicose.

O biochip tem dimensões minúsculas (0.5 por 2.0 milímetros) e consome muito menos energia do que outros dispositivos idênticos anteriores.

"O biossensor tem um conversor de sinal analógico para digital, que converte os sinais eletroquímicos para dados digitais", explicou Tom Zimmermann, do Fraunhofer.

Depois, o aparelho transmite essas informações por um sistema sem fios, fazendo-as chegar, por exemplo, ao celular do paciente, e mantendo-o sempre em alerta.

Segundo os seus criadores, estas técnicas de medição não-invasivas poderão tornar-se a alternativa mais comum no futuro.

Além disso o "biochip" poderá vir a controlar inclusive outro dispositivo que, com base nos valores da glicose, indicará a quantidade exata de insulina que deve ser administrada, livrando, para sempre, os diabéticos das incómodas picadas da agulha.

Com informações da imprensa do Instituto Fraunhofer.

Nenhum comentário: