terça-feira, 7 de agosto de 2012

Museu de Arte Nelson-Atkins em Kansas City coloca cegos em contato com a fina arte


As mãos de Warren Logan deslizam sobre o busto em mármore do século 15, traçando os olhos sem vida, a boca um pouco a boca, a pele precisamente esculpida.

Ele é cego, mas ele pode ver.

A turnê novo toque do Museu de Arte Nelson-Atkins está entre os programas de mais de 100 museus em todo o país que tentam fazer o que se pensava impossível: fazer arte acessível - até mesmo visível - para aqueles com pouca ou nenhuma visão.

"Tenho uma boa imagem da arte", disse Warren depois de uma turnê recente. "Eu realmente posso visualizá-lo."

O programa do Museu Nelson-Atkins primeiro colocam os participantes para sentir pedaços de ardósia e mármore - os materiais dos quais as obras que eles sentem são feitas. Mais tarde, docentes especialmente treinados orientam as mãos dos deficientes visuais através de tampas de túmulos espanhóis 500 anos de idade, um busto italiano de São João Batista e numerosas peças do famoso escultor modernista Henry Moore, fazendo-lhes perguntas sobre suas percepções e oferecendo-lhes a história sobre a peça.

Tina Jinkens temia viagens para o museu como uma criança. Mas agora, o rosto da mulher cega de 35 anos de idade se enche de prazer enquanto ela toca arte.

"Eu sempre me senti como se eu não pudesse tirar muita coisa dele", lembrou Jinkens. "Mas se alguém pode colocar suas mãos em uma escultura e realmente tocar algo que fica somente para exposição, pode abrir novos mundos para ele"

Os museus de arte começaram a fazer suas coleções acessíveis para aqueles que não possuem visão no início de 1970, apesar de grandes museus como o Nelson-Atkins só agora a implementar tais programas, então a propagação em todo o país tem sido lenta.

O "Formulário de Arte" iniciativa do Museu de Arte da Filadélfia foi um dos primeiros a chegar até o cego com um programa de três anos combinando o estudo da história da arte, exames táteis de objetos em coleções do museu e de criação de suas próprias obras de arte pelos participantes.

Devido às pinturas originais não poderem ser tocadas, o museu da Filadélfia faz reproduções que podem enfatizar as pinceladas fortes de Van Gogh ou outro artista, os modelos dioramalike que utilizam materiais como o vidro para representar a água ou pano de tecido felpudo para um cordeiro, e interpretações em preto-e-branco que permitem que alguém com visão limitada para ver mais facilmente o contraste.

O museu também oferece passeios para os deficientes visuais, que incluem mais de 50 peças palpáveis.

Nenhum comentário: