segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Memorial da Inclusão recebe mostra com fotografias feitas por pessoas com deficiência visual


Exposição fica no Memorial da Inclusão até 18 de setembro e inclui, no próximo dia 29 de agosto, uma oficina da técnica fotográfica lightpainting para pessoas com e sem deficiência

Fotógrafos com deficiência visual, o coordenador da iniciativa João Kulcsár (ao microfone); a gestora do Memorial Elza Ambrosio, e o Secretário Adjunto Marco PellegriniNa tarde desta quinta-feira, 23 de agosto, aconteceu no Memorial da Inclusão, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a abertura da exposição Esportes Paralímpicos na Visão da Pessoa com Deficiência Visual. A mostra fica no espaço até 18 de setembro.

O Memorial da Inclusão, em parceria com o Senac São Paulo recebe 12 fotos realizadas por alunos com deficiência visual que fazem parte do projeto gratuito Alfabetização Visual, desenvolvido desde 1999, pelo Senac. Nesta mostra os fotógrafos são: Be Moraes, João Maia, Josias Neto, Maria José, e Marco Oton.

A ação capacita estudantes do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac para se tornarem educadores em projetos socioculturais. Desde 2008, participam do projeto, também, alunos com deficiência visual.

Durante a abertura da mostra, o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini, parabenizou os artistas, os educadores e do professor João Kulcsár, docente do Bacharelado em Fotografia do Senac São Paulo e coordenador do projeto. Elza Ambrosio, gestora do Memorial da Inclusão; Wanderley Assis, presidente do Conselho Estadual para Assuntos das Pessoas com Deficiência; e Carlos Cruz, assessor parlamentar da Secretaria, estiveram presentes.

O grupo já realizou outras exposições desde 2008, como: “Percepções do visível”, “Acessibilidade”, e “Estética do (in)visível”, no Brasil e exterior. Agora o tema é Esportes Paralímpicos, como natação, atletismo, voleibol sentado, basquete em cadeira de rodas, entre outros. A atividade comemora os jogos paralímpicos de Londres 2012, que acontece entre 29 de agosto a 9 de setembro.

A mostra é acessível para as pessoas com deficiência, com fotografias desenhadas em alto relevo, acompanhadas de legendas e texto em braile para que todas as pessoas com deficiência possam se apropriar das imagens.

“O evento explora o papel que a fotografia pode desempenhar nas áreas de inclusão social, além de mostrar pessoas com deficiência exercitando sua cidadania e se expressando pelo imagético." diz o professor João Kulcsár.


Oficina de Lightpainting

No próximo dia 29 de agosto, quarta-feira, data da abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, acontece na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, das 14h às 16h, uma oficina sobre a técnica fotográfica chamada Lightpainting. Além disso, pessoas sem deficiência poderão colocar vendas nos olhos, durante a oficina, com o objetivo de proporcionar a vivência do cotidiano das pessoas com deficiência visual. Todos estão convidados.

Lightpainting é uma técnica fotográfica em que a longa exposição registra o movimento de uma origem luminosa, assim é possível fazer figuras com uma câmera fotográfica utilizando diversas fontes de luz.


SERVIÇO

ESPORTES PARALÍMPICOS na visão da pessoa com deficiência visual

Exposição: fotografias coloridas com recursos de acessibilidade
Data: de 23 de agosto a 18 de setembro de 2012
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Local: Memorial da Inclusão - Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo - SP
Informações: 11 5212.3727
Mais informações: www.alfabetizacaovisual.com.br

Nenhum comentário: