quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Físico Stephen Hawking participará da cerimônia de abertura da Paraolimpíada nesta quarta


O renomado físico Stephen Hawking será uma das atrações da cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres nesta quarta-feira. O cientista britânico atuará como narrador de um dos trechos da festa agendada para 17h (de Brasília) no estádio Olímpico.

Hawking vai narrar uma jornada através da história, com ênfase em descobertas científicas e avanços culturais do século 18. Na sequência 600 voluntários munidos de guarda-chuvas vão encenar o ato denominado como "big bang".

Aos 70 anos, Hawking é considerado um dos nomes mais importantes da física nos últimos tempos. O cientista sofre de esclerose lateral amiotrófica e, desde 1985, quando se submeteu a uma traqueotomia, se comunica com uma voz robótica que é gerada por computador.

Dirigida pela dupla Jenny Sealey e Bradley Hemmings, a cerimônia de abertura da Paraolimpíada contará com performances de 42 artistas treinados em circo, todos com alguma espécie de deficiência.

Um dos destaques previamente adiantados pela organização será o espetáculo de "dança da gravidade" com maçãs infláveis gigantescas.

A organização não revelou o custo da festa desta quarta-feira, mas indicou ter ficado com uma parcela mais modesta dos 81 milhões de libras que Londres reuniu para as quatro cerimônias olímpicas e paraolímpicas.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: