segunda-feira, 13 de agosto de 2012

13 de Agosto: Dia do Canhoto


Por Prof. Dr. Luiz Machado, Ph. D.

Não se assuste com o 13, nem com agosto, muito menos com o canhoto!

Muita gente pergunta: por que 13 de agosto é o Dia do Canhoto? Normalmente se diz que ninguém sabe por quê, mas nós temos uma explicação plausível. Como se sabe, o mês de agosto é considerado de mau agouro, havendo o dito popular: “agosto mês do desgosto”.

Quanto ao número 13, todos sabem, é considerado “que dá azar”. Há muitas superstições desse número. Nos Estados Unidos, a superstição chega a extremos: muitos edifícios não têm o 13º andar, pulam do 12 para o 14. Nos hotéis também! Nos aeroportos, o número 13 é evitado: do portão de embarque de número 12 geralmente pula para o 14.

Mas, que tem a ver o canhoto com o azar? Nos dicionários, encontramos “canhoto” com o sinônimo informal de “diabo”. A palavra “sinistro” refere-se também a “canhoto”, sendo “sinistrismo” o uso predominante da mão esquerda. Mas os canhotos nada têm a ver com azar!

Agora, a explicação: a pessoa canhota é geralmente muito criativa, inquieta e quantas mães já não disseram carinhosamente para a criança canhota: “é um demônio”!

Assim, como toda pessoa criativa, o canhoto passa a ser um estorvo, vive “inventando moda”, querendo mudar as coisas, fazendo estrepolias. Na religião cristã, demônio é o anjo que se rebelou contra a autoridade divina.

Mas os canhotos e canhotas são adoráveis rebeldes, cheios de características muito interessantes, mas pouco notadas e, às vezes, incompreendidas pelos destros.

A partir de agora, passe a observar os canhotos e veja se eles não são precisos no que fazem, se não são criativos e, por isso, agudos nas observações, têm uma excelente mira e muitos são músicos porque usam mais o hemisfério direito do cérebro. E têm senso de humor para aturar a nós, destros...

Nenhum comentário: