quarta-feira, 6 de junho de 2012

Campanha da Apae alerta sobre importância do teste do pezinho


Qua, 06 de Junho de 2012 15:40

Exame obrigatório no país detecta doenças que podem levar a deficiências intelectuais
Hoje é o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame obrigatório no país que detecta doenças que podem levar a deficiências intelectuais.

Por isso, a Apae de São Paulo encabeça uma campanha alertando os pais não só para a importância do teste, mas para a necessidade de tratamento rápido assim que doenças são detectadas.

O teste, que é um exame rápido de prevenção que coleta gotas de sangue do calcanhar do bebê, pode diagnosticar várias enfermidades. Entre as mais importantes estão a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística e a anemia falciforme.

No caso das duas primeiras, se não forem tratadas a tempo podem ocasionar deficiência intelectual. Nas outras duas, causar prejuízos à qualidade de vida do bebê.

O teste deve ser feito na primeira semana de vida, 48 horas após o nascimento, com limite máximo até o quinto dia de vida. Há 36 anos a entidade realiza o teste, introduzido pelo médico Benjamin Schmidt.

Segundo Aracélia Lucia Costa, superintendente da Apae-SP, embora o teste seja obrigatório no país desde 2001, alguns Estados no Norte e Nordeste do país ainda não atendem todos os bebês.

Em São Paulo, a entidade já realizou, nos últimos 11 anos, 16,2 milhões de testes. Nos casos em que a doença é detectada, os pais são contatados para dar início ao tratamento médico.


(Fonte: Folha de São Paulo - 6/6/2012) via Mara Gabrilli

Nenhum comentário: