sexta-feira, 18 de maio de 2012

Moradores de ilha grega fingiam ser cegos para ganhar benefícios

Apenas 20, dos 700 que se declaravam cegos, são deficientes de fato. O oftalmologista que assinava os laudos fraudulentos para a Previdência foi afastado do cargo e será indiciado, junto com os falsos cegos.

Fora do Brasil, quando se fala de problemas na economia, o primeiro país que a gente lembra, hoje em dia, é a Grécia. Todo mundo acompanha a dificuldade dos gregos para conseguir dinheiro que pague o que eles devem.

Uma crise profunda como essa que assola a Grécia nunca é resultado de um problema só, mas, na raiz de tudo, está o fato de que o governo gastou muito mais dinheiro do que arrecadou e, muitas vezes, sem controle nenhum desse gasto.

A ilha de Zakynthos, no Mar Mediterrâneo, era mais do que um paraíso turístico. De acordo com o Ministério da Previdência da Grécia, lá ficava a maior concentração de cegos do mundo: 700 pessoas, 2% dos ilhéus. Todos vivendo de benefícios que chegavam ao equivalente a R$ 7.200 por mês. O que ninguém enxergava era a fraude cometida pela maioria dos pensionistas. Quem finalmente viu que tinha algo errado por trás de tantos óculos escuros foi o novo prefeito da ilha, Stelios Bozikis.

''Ao investigar os supostos cegos, descobri fazendeiros, donos de lojas e restaurantes, taxistas e até caçadores. Logo eles que precisam ter olhos bem aguçados para fazer boa pontaria”, afirma.
Pelas contas do prefeito, há décadas a Previdência gastava o equivalente a R$ 5 milhões por ano com cegos de araque.

Uma moça, que já nasceu cega, diz que a fraude é uma vergonha para Grécia, que vem enfrentando tantas dificuldades financeiras.

Apenas 20, dos 700 que se declaravam cegos, são deficientes de fato. Todos estão sendo recadastrados, depois de passarem por novos exames. O oftalmologista que assinava os laudos fraudulentos para a Previdência foi afastado do cargo e será indiciado, junto com os falsos cegos. Se forem condenados, podem passar até 10 anos atrás das grades vendo o sol nascer quadrado.

Um comentário:

ivonebrasil disse...

ADOREI O BLOG TO SEGUINDO ME SEGUE AI IVONEBRASIL.BLOGSPOT.COM