quarta-feira, 21 de março de 2012

Jovens com Síndrome de Down lançam livro na ONU: novos paradigmas em um novo tempo

Capa do livro, que recebeu versão em inglês“Mude Seu Falar Que Eu Mudo Meu Ouvir”, esse é o título de uma linda história que nasceu no ano passado, no dia 19 de novembro, quando sete jovens com síndrome de Down lançaram este livro em português durante o Seminário Internacional “Celebrando os 30 Anos do AIPD – Ano Internacional das Pessoas Deficientes", promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os sete autores, mais a Associação Carpe Diem, da qual participam, estiveram no evento de lançamento, autografando o livro.

Dias depois, durante reunião com a Embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, Representante Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas, e o Conselheiro João Lucas Quental Novaes de Almeida, em 7 de dezembro de 2011, em Nova York, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência soube da instituição formal do dia 21 de Março, como o Dia Internacional da Síndrome de Down, pela ONU, e propôs que na comemoração fosse lançado o livro na versão em inglês.

A obra "Mude Seu Falar que Eu Mudo Meu Ouvir", dos sete adolescentes com síndrome de Down, foi apoiada pela Secretaria desde sua concepção. O livro foi elaborado com o objetivo principal de servir como base para a concretização da mudança de paradigmas envolvendo a deficiência intelectual. É o primeiro livro sobre acessibilidade e comunicação escrito por pessoas com Síndrome de Down. São eles: Carolina Yuki Fijihira, Ana Beatriz Pierre Paiva, Beatriz Ananias Giordano, Carolina de Vecchio Maia, Carolina Reis Costa Golebski, Claudio Aleoni Arruda e Thiago Rodrigues.

Como se vê, os tempos hoje são outros e quem tem deficiência intelectual escreve livros, entra em universidade, pode lecionar e até constituir família, como temos visto no noticiário nacional.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo orgulha-se de fazer parte e contribuir para que a mudança de paradigmas seja parte desse novo tempo.

Em comemoração à data, a Secretaria realizará, no próximo dia 24 de março, a partir das 8h, o Simpósio do Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento é organizado pela Sociedade de Pediatria de São Paulo e coordenado pelo Médico Geneticista e Especialista em Síndrome de Down, Dr. Zan Mustachi.


Saiba mais sobre este evento acessando o site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Nenhum comentário: