segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Corrida em prol da doação de medula óssea reúne 3 mil pessoas no Rio

A terceira edição da ''Corrida e Caminhada Com você, pela vida – Doe medula óssea'' reuniu cerca de 3 mil participantes neste domingo, no Aterro do Flamengo. O evento, promovido pela Fundação do Câncer (www.cancer.org.br), marcou a abertura da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea e mobilizou 406 pessoas a se cadastrarem como doadores em unidade móvel do Hemorio. 

Para o superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre Cruz, o evento está se consolidando no calendário carioca de corridas e de conscientização sobre hábitos saudáveis.

- A corrida é um dos principais eventos de mobilização promovidos pela Fundação. Nosso objetivo é estimular a adoção de práticas saudáveis, fundamentais para a prevenção do câncer, e conscientizar as pessoas para a importância da doação de medula óssea - disse.

No percurso de 10km, com 35’22’’, Ivandro Bernardo dos Santos ficou em primeiro lugar na categoria masculino. Os segundo e terceiro lugares ficaram para José Pinheiro de Sousa e Marcos Antonio Gomes de Lima, que completaram o percurso em 35’40'' e 36’39’’, respectivamente. No feminino, Raimunda Fonseca chegou em primeiro com 40’45’’, seguida por Monique Floret Guedes e Cristiane Sousa Braga, com 43’48'' e 50’21'', respectivamente. Todos receberam um troféu da Fundação do Câncer. 

No percurso de 6 km, masculino, a primeira colocação coube a Ricardo Marinho da Silva, com 20’14’’. Na segunda posição, Rafael Ferreira dos Santos (20’32’’), e na terceira, Rafael Vitor Max da Costa (21’23’’). No feminino, Luciene de Souza Barbosa foi a primeira colocada, com 25’55, seguida por Almerita Rosa dos Santos, com 26’24’’, e Kavin Mercedes, com 27’18’’. 

Além de atletas profissionais e amadores, havia muitas famílias, grupos de amigos e da terceira idade, inclusive pacientes e ex-pacientes de câncer. Entre estes, chamava atenção a disposição e entusiasmo da comerciante Rosangela Mendonça, de 50 anos, moradora de Copacabana. Ela participou das edições anteriores da corrida e há cerca de três meses está sob tratamento para um câncer de mama. 

- Passei por três sessões de quimioterapia e faltam cinco. O médico me liberou e estou me sentindo bem e muito motivada para a vida. Essa corrida ajuda a desmistificar o câncer.

Outra corredora exemplar, que não perde as edições da Corrida e Caminhada Com você, pela vida, é a agente de saúde Cláudia Marins, 33 anos. Ela passou por um transplante de medula quando tinha 14 anos. Saiu cedo de São João de Meriti, onde mora e trabalha, para participar da prova. 

-Fico muito feliz em ser exemplo para ajudar a motivar a doação e também a quem precisa de transplante. 

O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) fechará 2011 com cerca de 2,5 milhões de pessoas cadastradas e já é o terceiro maior do mundo, atrás apenas dos registros dos Estados Unidos e da Alemanha. 

A renda obtida com a venda dos kits de corrida será revertida para o Centro de Transplante de Medula Óssea (Cemo), do Inca. Este ano, foram realizados 200 transplantes de medula óssea entre pessoas não aparentadas, ou seja, de pacientes que encontraram doador no Redome. 

Como doar medula óssea

Para se tornar um doador é preciso procurar o hemocentro da cidade, onde será coletada uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchido um formulário com dados cadastrais. Qualquer pessoa, entre 18 e 55 anos de idade, e que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue pode se cadastrar. Se for verificada compatibilidade com algum paciente, o doador é, então, convocado para fazer testes confirmatórios e realizar a doação. O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pessoas com doenças de sangue, como leucemias, linfomas e alguns tipos de anemias. Informações no site do INCA ou pelo telefone (21) 2506-6064.

Nenhum comentário: