quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Projeto de inclusão revela a cegos o Carnaval de SP

Inscrições para participar do programa foram abertas nesta terça-feira (11)

PublicidadeUm projeto piloto da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a SPTuris (São Paulo Turismo) e com o complexo educacional FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas), vai levar 45 deficientes visuais para acompanhar de perto os ensaios, a concentração e os desfiles de três escolas de samba de São Paulo.

As escolas escolhidas foram a Rosas de Ouro, a Mocidade Alegre e a Camisa Verde e Branco. Nesta terça-feira (11), aconteceu a apresentação do programa "Carnaval paulistano - Só não vê quem não quer", no Campus Liberdade da FMU. O evento contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab, que colocou a oportunidade como uma forma de incluir os deficientes visuais nos festejos de carnaval.

As inscrições para participar do programa começam nesta terça-feira e vão até sexta-feira (14) (leia abaixo mais informações). Não há limite de idade e os sorteados terão direito a levar um acompanhante às visitas.

O projeto

O grupo será levado às quadras das escolas algumas horas antes dos ensaios começarem e poderão tocar os instrumentos e aprender como funcionam antes de curtir a folia. Uma semana antes dos desfiles, os deficientes serão levados para a concentração no sambódromo do Anhembi (zona norte), onde poderão tocar com as mãos maquetes dos carros alegóricos e miniaturas das roupas e fantasias confeccionados por alunos dos cursos de arquitetura e moda da FMU.

O sorteio será realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: carnaval2011@fundacaodorina.org.br até sexta-feira (14). A assistente social Maria Regina Lopes, deficiente visual, que também participava da solenidade, disse estar muito curiosa com o projeto e que será uma das primeiras a se inscrever.

Nenhum comentário: