segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Internautas se mobilizam pelos desabrigados da chuva no Rio

Mensagens no Twitter divulgavam informações sobre doações.
Região Serrana do Rio sofre com deslizamento de lama devido à chuva.


A mobilização de pessoas pelas vítimas da chuva na Região Serrana do Rio se espalhou pelas redes sociais. No Twitter, o tópico #chuvasrj era o segundo termo mais comentado no microblog na tarde desta quinta-feira (13). No ranking do Twitter apareciam também “Cruz Vermelha” e “SOS Teresópolis”.

Usuários do microblog compartilhavam informações sobre desaparecidos e mostravam sua consternação em relação à tragédia. O tópico “SangueCarioca” tentava espalhar pelo microblog o pedido para que pessoas doassem sangue às vitimas. A página no Twitter da Lei Seca no Rio publicava, durante a tarde desta quinta-feira (13), mensagens com informações sobre como as pessoas poderiam fazer as doações.

No Orkut, a comunidade “AJUDA! Região Serrana do Rio” reúne informações de pessoas que moram nas cidades atingidas para passar aos familiares e amigos de desaparecidos. Na página de Teresópolis no Facebook, usuários também se mobilizavam, pedindo por doações.

Alguns famosos se manifestaram na internet em apoio aos desabrigados. O apresentador William Bonner escreveu no Twitter que espera que as notícias melhorem: “Exatamente como em janeiro de 2010, catástrofes ligadas ao clima. Na segunda estaremos de volta. Que os fatos ofereçam notícias melhores”.

O ex-candidato à Presidencia da República  José Serra também expressou seus sentimentos no microblog: “As imagens das tragédias no RJ e em outras regiões são estarrecedoras. É hora de trabalho, união e solidariedade”.

Nenhum comentário: