quarta-feira, 25 de março de 2009

Diversidade e inclusão social são temas para concurso fotográfico da UFRN

Fotos: AG Sued
As inscrições são abertas para fotógrafos amadores e profissionais de todo o Brasil e seguem até o dia 03 de abril.

Imagine se “todos fossem iguais a você!” Tom Jobim que desculpe, mas que terrível seria viver num mundo tão igual. Não haveria diversidade de emoções, diversidade de gostos, de atitudes, de profissões. Como seria então possível viver? E essa tão falada “inclusão social”? Apesar dos grandes avanços nesta área, a sociedade não presencia a inclusão social no dia a dia.

“Beleza da Vida: Diversidade e Inclusão" é o nome do concurso fotográfico aberto a participação de amadores e profissionais de todo o Brasil. O concurso é realizado pelo projeto de extensão GamaDown do Departamento de Biologia Celular e Genética, do Centro de Biociências da UFRN, em parceria com a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto). As inscrições vão até o dia 03 de abril e os interessados devem obter o regulamento e a ficha de inscrição através do site: www.cb.ufrn.br

A coordenadora do projeto GamaDown e professora do departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN, Silvia Bastituzzo, afirma que quando se fala em “diversidade”, as pessoas pensam sobretudo na diversidade da fauna e da flora e confessa que o tema não é dos mais fácies. “Pelo contrário, se o tema fosse exclusão, certamente as pessoas teriam muito mais cenas para fotografar”, disse.

Silvia Batistuzzo acredita que a fotografia poderá oferecer a sociedade um questionamento sobre qual é o seu entendimento dessa diversidade e inclusão e que a própria sociedade responda através da fotografia. Por intermédio de uma imagem, o fotógrafo pode denunciar, divulgar uma situação, levantar questionamentos e também emocionar o público. “Espero que a fotografia se torne uma semente no que ao olhar sobre o tema diversidade e inclusão, auxiliando na transformação das pessoas para a geração de uma sociedade mais justa e inclusiva”, declarou.

Cada fotógrafo poderá inscrever até 03 fotografias, medindo 20 x 30 cm, em papel fotográfico fosco. Serão premiados os dez primeiros colocados e as fotos selecionadas irão compor uma mostra itinerante. O primeiro colocado receberá como prêmio um laptop, segundo e terceiro lugares receberão uma máquina fotográfica Sony. O 4º lugar receberá um MP4. Do 5º ao 9º lugar, os classificados receberão um bônus de R$ 50,00 para aquisição de livros na Cooperativa Cultural da UFRN. O décimo colocado será premiado com um pen drive de 1 GB.
-
Entrevista com Silvia Batistuzzo, coordenadora do concurso fotográfico e professora do Departamento de Biologia Celular e Genética, do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
-
Como surgiu a idéia para realizar o concurso fotográfico “Beleza da Vida: Diversidade e Inclusão"?
Este concurso fotográfico faz parte de um projeto de extensão, desenvolvido na UFRN que se intitula “GamaDown: da genética à inclusão, a arte da mobilização”. Este projeto visa, através da arte, informar e esclarecer, a população acerca da Síndrome de Down, não somente do ponto de vista genético mas, sobretudo, do ponto de vista social, visto que o limite das pessoas com Síndrome de Down não é genético e sim social.

Por que a fotografia foi escolhida para trabalhar o tema "diversidade e inclusão"?
Num primeiro momento de 2008, os alunos de extensão fizeram várias fotos de pessoas com Síndrome de Down na família, na escola, no trabalho e na sociedade em geral. Estas fotos foram expostas na CIENTEC do ano passado e em alguns setores da UFRN. Outro momento deste projeto era perceber, sentir o olhar da população em geral sobre o Tema “diversidade e inclusão”. Esta visão, o resultado deste concurso, servirá como um termômetro para nossas ações futuras.

"Beleza da Vida: Diversidade e Inclusão". O tema não parece ser muito fácil. Como se deu a escolha do nome para o projeto?
Nos anos 90, o conceito da “Inclusão Social” começou a ser divulgado e a ONU fez uma resolução prevendo que, até o ano de 2010, o conceito da sociedade inclusiva deve passar da “conscientização para ação”. A Inclusão prevê uma sociedade para “todos”. Esta frase, bastante usada no governo Lula e no governo Wilma de Farias vem do compromisso do Estado e do Pais para por em prática a resolução da ONU. Então, se a sociedade é para “todos”, “todos” nós temos que desenvolver ações para informar, desmistificar, dar visibilidade aos excluídos. Considero que existem três níveis para se discutir e fazer inclusão: 1) Família, 2) Escola e 3) Sociedade. O concurso de fotografia vem abranger este terceiro item.

Quem pode participar do concurso fotográfico "Beleza da Vida: Diversidade e Inclusão"?
De início, nós pensávamos em fazer um concurso fotográfico só com o tema “Síndrome de Down” e restrito ao público universitário da UFRN, visto que é um projeto de extensão desta universidade. Entretanto, por que não ousar mais? A Síndrome de Down é somente uma das deficiências, um grupo de excluídos. A sociedade tem muito mais a mostrar, então ampliamos o tema para “Diversidade e Inclusão”. Diversidade humana como um todo, não só de deficientes e também por entendermos que só haverá inclusão de fato, quando compreendermos que a “diversidade” é a base da beleza da vida! Não existe vida, nenhum tipo de vida, sem diversidade! Então, com a ampliação do tema, qualquer pessoa residente no Brasil, maior de idade, pode participar do concurso fotográfico, seja um fotógrafo profissional ou amador. Esperamos ter uma grande participação com representantes de diferentes Estados do Brasil!

Fonte: Grande Ponto

Nenhum comentário: